A Cabo PM Solange, juntamente com outras policiais do 11° BPM (Cabo PM Dhaiany e Cabo PM Thauna), estiveram em missão no 8° BPM, na cidade de Jaru nos dias 19 a 25 de maio realizando palestras da operação caminhos seguros uma operação nacional que está acontecendo em diversas cidades do nosso estado.
Foram atendidas 7 escolas no município, entre elas 02 escolas particulares, 02 escolas municipais e 03 escolas estaduais. Ao todo, cerca de 15 palestras foram realizadas, onde 1.127 alunos foram contemplados com a palestra as quais foram divididas em palestra infantil para alunos do 1°ano ao 5° ano do Ensino Fundamental e palestra para adolescentes do 6°ano do ensino fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, com orientações do que é violência sexual, diferença entre abuso sexual e exploração sexual, quem são os abusadores, consequências, como a vítima se sente, e sobre a rede de apoio onde denunciar (disque 100, 190 polícia militar, delegacias, conselho tutelar, entre outros).
Houve ainda o apoio e a participação do conselho tutelar da cidade e de psicólogos do município, também foi realizado panfletagem no feirão do produtor conversando com a população sobre a importância de combater e prevenir esse tipo de crime.
Rondônia se mobiliza na Operação Caminhos Seguros 2025 para proteger crianças e adolescentes da violência
Com o intuito de combater a violência contra crianças e adolescentes, o governo de Rondônia realiza a “Operação Caminhos Seguros 2025”. A operação une esforços da União, estados e municípios em uma ofensiva conjunta de prevenção, repressão e acolhimento às vítimas.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater a exploração sexual e demais crimes praticados contra menores em todo o país.
Além do combate, a operação visa criar um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes rondonienses. As ações se concentram nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, Jaru, Pimenta Bueno, Machadinho d’Oeste e região do Madeira.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação do estado na “Operação Caminhos Seguros”, representa um passo fundamental para garantir segurança, justiça e esperança para as crianças e adolescentes rondonienses. “O governo do estado está atuante para combater a impunidade e fortalecer os mecanismos de proteção à infância”, ressaltou.
Além da repressão aos crimes, a operação também foca na prevenção e conscientização, com campanhas educativas, capacitação de profissionais da rede de atendimento e incentivo à denúncia.
A operação articula a atuação de diversos órgãos estaduais e federais, como Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), conselhos tutelares, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal De Assistência Social (Semas), entre outros, atuando de forma coordenada em locais com maior vulnerabilidade, como postos de combustíveis, rodovias, áreas urbanas periféricas e zonas de aglomeração.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, salientou que o foco está na integração e eficácia das ações. “Estamos diante de uma questão que exige não só resposta rápida, mas uma rede forte e bem articulada. A ‘Operação Caminhos Seguros’ é isso: um esforço coletivo, com inteligência, prevenção, fiscalização e acolhimento. Precisamos proteger nossas crianças com todos os instrumentos disponíveis.”
VIGILÂNCIA CONSTANTE
Dados do Disque 100, revelam que a maioria das agressões ocorre no ambiente familiar, sendo os próprios familiares (61,2%) ou pessoas conhecidas (23,5%), os principais agressores. Isso reforça a necessidade de vigilância constante e de uma rede de proteção eficaz, que inclua não apenas ações policiais, mas também suporte psicológico, social e jurídico às vítimas e seus familiares.































Comente este post